Charles Schulz e o Peanuts


Quem nunca leu uma tirinha do famoso cachorrinho “Snoopy”?! Sempre amei as tirinhas e a mensagem passada em cada uma delas. É impossível você não se identificar com pelo menos um personagem.

 “Parece estar além da compreensão das pessoas que alguém possa nascer para desenhas tiras cômicas, mas acho que este é o meu caso.”, dizia Chrles Monroe Schulz, o criador de Peanuts (Snoopy). “Até onde posso recordar, minha ambição sempre foi a de fazer uma tira cômica diária.” E isso foi exatamente o que Schulz fez todos os dias, desde o lançamento de Peanuts em sete jornais, no dia 2 de outubro de 1950.

Muitos autores opinam que a grande virada do trabalho de Schulz, em termos de popularidade, ocorreu em 1958, quando o autor fez com que o cachorrinho de estimação do protagonista passasse a se mover apenas nas pernas traseiras, adquirisse características humanas e vivesse cada vez mais em um mundo de fantasias, em que criava um mundo heróico só seu, tansformando-se em aviador da Primeira Guerra, escritor ou oficial da legião estrangeira. Pode até estar aí a razão maior do seu sucesso. Com Snoopy o mundo mágico das crianças encontrou uma voz marcante e significativa no trabalho de Schulz. A partir daí, todos nós, leitores, voltamos a ser crianças com aquele cachorrinho simpático que jamais abdicaria da ousadia de sonhar...

No entanto, essa é apenas uma das explicações plausíveis. É bem possível que as raízes do sucesso tenham começado a ser plantadas antes disso, aos poucos, à medida que Schulz ia colocando características próprias em cada um de seus personagens. Ele os transformou em personalidades distintas e únicas, tornando impossível o leitor não se identificar com pelo menos alguns deles. E, com isso, formulou um novo modelo para os quadrinhos humorísticos, seguido por tantos outros depois dele, como Johnny Hart (B.C), Tom K. Ryan (Tumbleweeds), Dik Browne (Hagar, The Horrible), Quino (Mafalda) e Bill Watterson (Calvin and Hobbes), para citar alguns.

O que poucos sabem é que diferentemente de muitos cartunistas, Schulz desenhou cada tira cômica sem a ajuda de um grupo de artes. “Por que os músicos compõem sinfonias e os poetas escrevem poemas?”, perguntava. “Fazem isso porque a vida não significaria nada para eles se não o fizesse. É por isso que desenho as tiras. É minha vida.”

Vamos conferir algumas tirinhas?!







A Entrelinhas fez um vídeo super interessante sobre o Peanuts e o seu escritor. Vamos conferir?!


0 comentários:

Postar um comentário