Resenha: Clube da meia-noite, de Marianna Leão

Clube da Meia-NoiteTítulo: Clube da meia-noite
Autor (a): Marianna Leão
Editora: Chiado Editora
Páginas: 562
ISBN:  9789895163809
Classificação: 




Archild, Bigelow, Connoly, Stablish, Goldberg e Monroe. Para alguns, não passam de sobrenomes comuns, mas, para a população de Sherwood, esses nomes são sinônimos de realeza. E ninguém mexe com a realeza, certo? Tudo mudou em 1989, quando um assassino escreveu seu nome na história da cidade. David passou a vida inteira tentando entender o que fez com que seu pai se tornasse um assassino, se perguntando se ele também tinha aquele pequeno curto circuito escondido em algum lugar de seu cérebro. As coisas seriam mais fáceis se ele não tivesse crescido vendo aquele medo refletido nos olhos de todos a sua volta. Não era de se admirar que ele tenha procurado refúgio em outro continente. Mas agora era hora de voltar para onde tudo havia começado... Aos 17 anos, Annie está tentando descobrir quem ela é, o que é realmente importante em sua vida. Disputas por garotos, campeonatos de natação, picuinhas e bolsas de estudo, era o que ela julgava como suas únicas opções. Mas o cenário muda de figura quando David cruza o seu caminho. Acidentes estranhos, amigos inusitados, clubes sombrios e desaparecimentos suspeitos vão acompanhar David e Annie em sua jornada de autodescobrimento.
Sabe quando você não dá quase nada pelo livro e quando lê se surpreende? Foi a minha experiência com o livro “Clube da meia-noite” de Marianna Leão – parceira do blog.

Em 1989 uma série de assassinatos de meninas loiras ocorreu na cidade de Sherwood. O acusado: Phillip, um integrante das famílias “nobres” da cidade. Desde então, os cidadãos temem o filho dele – chamado David - por acreditarem que aquele pequeno circuito do pai possa ter sido herdado pelo descendente. Por conta dessa confusão é que David decide fugir da cidade, com medo até de que, provavelmente, poderia tornar-se um assassino assim como seu pai, além disso, todos a sua volta o olhavam com medo.

Depois de alguns anos, David volta à cidade por conta da morte do seu avô e com pouco tempo depois os assassinatos na cidade voltam a ocorrer. Quem será o novo suspeito dessa vez? Será que David realmente herdou a insanidade do pai? Ou será que Phillip voltou a atacar? Ou será que, talvez, um novo assassino está à solta na cidade? Além disso, os mistérios a respeito do acontecimento de 1989 começam a ser desvendados: o corpo de uma das vítimas de 1989 surge e outras pistas também são encontradas.

O livro escrito por Marianna Leão é dividido, inicialmente, entre três protagonistas: Annie, David e John. Depois é que o livro passa a ser narrado somente por Annie e David. A intercalação dos personagens foi feita de maneira genuína e perspicaz, fazendo com que o leitor devore as páginas rapidamente para descobrir o que, de fato, ocorreu em 1989 e quem, realmente foi o assassino. O pequeno resumo que contei acima é só a história inicial - ou melhor: prólogo-, os fatos mudam de acordo com o passar das páginas e é exatamente esse fator que aguça a curiosidade do leitor e o faz ler a obra tão rapidamente. É incrível a forma como a autora escreveu o livro, deixando bem amarrado todos os mistérios e acontecimentos da narrativa.

Lendo o livro eu, por vezes, lembrei-me dos livros de Sidney Sheldon, não por achar as histórias parecidas, mas por ver semelhança na forma de escrita deles: como o mistério é contado e a forma de deixar a história bem amarrada. Além disso, o fato de os crimes de 1989 terem ocorrido com vítimas loiras, lembra também o filme brasileiro que lançou mês passado intitulado de “O escaravelho do diabo”, no qual as vítimas são todas ruivas.

Eu adorei a obra. E é interessante como a história não é nem um pouco previsível. O leitor vai descobrindo com os personagens a verdade dos fatos e desvendando todos os mistérios junto a eles. E sabe quando o final surpreende tanto que você faz “COMO EU NÃO DESCOBRI ISSO ANTES???”?

Se você está em busca de um mistério para lá de bom, o livro “O Clube da Meia-Noite” é a pedida perfeita. Sério, gente: LEIAM! Um livro que vai mexer até com o seu psicológico, fazendo com que você se sinta um verdadeiro Sherlock Holmes na busca da solução do mistério. 

0 comentários:

Postar um comentário