Li até a página 100 e... #2 - Capitães da Areia

Olá, Leitores!

Essa é uma seção/meme criado pelo blog Estante Lotada, onde respondemos algumas perguntas a respeito do livro que estamos lendo. Vamos conhecer um pouquinho sobre "Capitães da Areia" do Jorge Amado?

Capitães da Areia Primeira frase da página 100:
“- Que bruto! Até que o retrato estava parecido... Um estúpido!”

Do que se trata o livro?
Capitães da Areia é uma história crua e comovente dos meninos pobres que moram num trapiche abandonado e vivem de pequenos furtos e golpes, aterrorizando a cidade de Salvador. 

O que está achando até agora?
Estou adorando! Nunca pensei que fosse gostar de um clássico assim. É impressionante a forma como Jorge Amado retrata os meninos do trapiche, como seres dotados de energia, inteligência e vontade, ainda que cercados pelas condições sociais hostis em que estão inseridos. 

O que está achando da protagonista?
Bem, esse livro não tem apenas um protagonista... tem vários: os capitães da areia. Estou adorando cada um... O Pedro Bala, o Sem pernas, Gato, o Jõao Grande, o Professor, entre outros... Eles são retratados, como disse anteriormente, de uma forma incrível pelo autor. São crianças que entre o mar e a cidade, de Salvador, vivem batendo carteiras, praticando golpes engenhosos, realizando pequenos furtos, descobrindo o amor das mulheres (e de outros homens também). É bem interessante, acompanhar, durante a narrativa, o crescimentos dessas crianças. 

Melhor quote até agora:
Amava o sol, a rua, a liberdade.

Vai continuar lendo?
Claro que sim! 

Última frase da página:
Mas se tardasse a sair, com certeza o homem o perseguiria até dar com ele e pô-lo no xadrez."

Vocês já leram esse livro ou sentem vontade de ler? Comentem!

0 comentários:

Postar um comentário