Resenha: Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, de Benjamin Alire-Sáenz

Título: Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo
Autor (a): Benjamin Alire-Sáenz
Editora: Seguinte
Páginas: 390
ISBN: 9788565765350
Classificação:   




Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.


Aplausos a Benjamin Alire Sáenz!
O autor de Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo escreveu uma obra-prima! O livro conta a história de Ari (Aristótles) Mendonza, um garoto mexicano de 15 anos completamente solitário e amargo. Até que no verão de 1987 ele faz um amigo: Dante Quintana.

A verdade é que o livro não tem muito de um uma trama; de forma crua, fala de um ano da vida de Ari e do desenvolvimento da sua amizade com Dante. Mas acaba sendo muito mais que isso. O livro é recheado de personagens complexos, e a escrita é tão impecável que cada palavra é imensamente carregada de emoção.

O livro é composto de capítulos e parágrafos curtos, mas sem nunca deixar de mostrar o sentimento ali representado, o que torna a obra ainda melhor, pois ela se torna muito mais objetiva. E mesmo com uma trama tão simples, a história se torna complexa, por que os personagens são incrivelmente reais, e sofrem de problemas que os conectam com o leitor.
Eu me perguntava como era segurar a mão de alguém. Eu aposto que você poderia descobrir todos os mistérios do universo na mão de alguém

Ainda que o foco seja o Ari, existe o seu irmão que foi para a cadeia; seu pai que não se abre desde que voltou da guerra; sua mãe, que é uma incógnita para ele; Dante que está se descobrindo; os pais do Dante, que acabam se tornando família para o Ari. E, finalmente, o próprio Ari, que aprendeu a esconder suas emoções, em um silêncio avassalador, vivendo à sombra do irmão criminoso e das memórias de guerra de seu pai, que tanto os afastam.
Todos vivemos nossas guerras particulares

E o autor simplesmente dominou a arte de evoluir com os personagens. Nos primeiros capítulos Ari e Dante são crianças, chegam a sofrer problemas mais sérios, mas ainda são, de certa forma, imaturos. Porém, no decorrer do livro, a mudança e amadurecimento é palpável. Mesmo que o livro não dissesse as datas, o leitor perceberia facilmente que o ano estava passando e os garotos, crescendo.

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo é o tipo de livro que marca a vida do leitor, que faz querer reler assim que terminar a última página.


Cheio de frases que fazem o leitor pensar, esse livro é leitura obrigatória para qualquer adolescente que está se descobrindo, ou para qualquer adulto que queira entender o significado da adolescência. Ou simplesmente para qualquer um que goste de ler um bom livro.

0 comentários:

Postar um comentário