Resenha: Como viver eternamente, de Sally Nicholls

Título: Como Viver Eternamente
Autor (a): Sally Nicholls
Editora: Geração
Páginas: 232
ISBN: 9788561501006
Classificação: 


Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos.

“Como viver eternamente”, escrito por Sally Nicholls, é um livro comovente, simples, direto, mas cheio de uma riqueza e de sentimentos que o tornam único e especial. Além disso, o livro surpreendeu ao tratar de um assunto tão sério como o câncer com a leveza típica d euma criança de onze anos.

Sam foi diagnosticado com leucemia, contudo, na terceira vez em que foi diagnosticado, os medicamentos foram reduzidos sob a perspectiva de manter Sam vivo e não curá-lo. Por isso, depois de tantas injeções, das longas conversas com o médico, das sessões de quimioterapia, e dos incontáveis dias de dor e choro, Sam, mesmo tão jovem, percebeu que dessa vez, os remédios só iriam retardar o inevitável: a morte.

Por conta da sua condição especial, Sam passou a ter aulas particulares em casa, e entre explosões vulcânicas e perguntas sem respostas, a professora o estimulou a escrever um pouco sobre si. Mas o garoto se empolga tanto que acaba escrevendo um livro em forma de diário, onde conta acontecimentos do seu cotidiano, seus sonhos e suas tantas perguntas sem resposta.

No livro, também conhecemos Félix, seu melhor amigo, que faz as aulas particulares com ele e, também, sobre com o câncer. Juntos eles vivem suas aventuras, e Felix ajuda Sam a realizar seus sonhos. Eles percebem que nada é impossível, que eles podem ser e realizar o que quiserem. Sam tem sonhos simples, e outros um tanto diferentes ou difíceis, mas nunca imaginou que um dia pudesse realizá-los. Sonhos como ir até a lua, ver nosso planeta do espaço, subir uma escada rolante que desce e descer uma escada rolante que sobe, bater um recorde e etc. Mas aos poucos, com a ajuda se seu amigo Félix e de outras pessoas, ele consegue conquistar cada um dos seus sonhos, de uma forma diferente, inusitada e bela.

A narrativa é envolvente e verdadeira, a escrita da autora é simples como a de um garotinho e, exatamente por esse motivo, pode ser lida de maneira muito ágil. Além disso,  por ser uma espécie de diário, entra na mente do protagonista e deixa transparecer seus verdadeiros medos, anseios e pensamentos, tocando e encantando o leitor com sua verocidade. É tão triste, mas tão bonito ao mesmo tempo. O modo como ele enxerga as coisas, como encara a vida... Só lendo para entender exatamente a tamanha beleza que é este livro.

Este é um livro que fala sobre dor, perda e morte. Mas também fala de amizade, os elos do amor e da família, sonhos e o poder da vida. A vida que é tão rara, especial e bela, a qual poucos dão valor. A vida em que passamos tão depressa, a qual Sam aprendeu a dar um valor inestimável.

Sally escreveu uma história bela, simples, tocante e singela que todos têm que ter a oportunidade de ler. 

0 comentários:

Postar um comentário