Resenha: Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes

Como Eu Era Antes de VocêTítulo: Como Eu Era Antes de Você
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN:  9788580573299
Classificação: 


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
O livro “Como eu era antes de você” é uma lição de vida. Sem dúvida o leitor terá sentimentos contraditórios: irá chorar, rir, sofrer e amar.

A história começa em 2007, quando Will Traynor sofre um acidente que muda a sua vida. Depois disso, o livro salta para 2009 e irá mostrar a vida de Louisa, uma jovem de 26 anos que ajuda a sustentar a família com o seu salário de garçonete de uma cafeteria.

Quando o café fecha as portas, Louisa se vê pressionada a aceitar o primeiro trabalho que encontra. Quando vai a uma agência de empregos, encontra um que parecia não se encaixar nem um pouco em seu perfil, mas que oferecia um salário a cima da média: ser cuidadora de um tetraplégico. Apesar de receosa, Louisa é pressionada pelos pais e pela a irmã a aceitar a proposta. E é assim que sua história com Will começa.

De maneira sensível, profunda e sem grandes clichês no enredo, Jojo Moyes nos mostra uma história de amor e de vida. O livro é narrado por Lou, mas ela parece ter uma visão tão clara de cada personagem e nos passa isso de maneira tão direta, que é possível compreender cada um deles. Com isso é quase impossível o leitor não se apaixonar pelas personagens. Além disso, o livro traz ao leitor lições inesquecíveis, não apenas de como “viver” a vida diariamente, mas como através das nuances dos dois personagens principais, Louisa e Will, mostra os melhores lados do ser humano: sua fé inabalável, a capacidade de amar, perdoar e seguir em frente.

A autora ainda discute temas importantes, como o suicídio assistido, a dificuldade dos deficientes na integração da sociedade sem ferir a sua independência, a compreensão da sociedade sobre esses indivíduos e a capacidade de superação.

“Como eu era antes de você” é uma leitura de conteúdo forte, emocionante e extremamente marcante. Vale a pena a leitura! 

0 comentários:

Postar um comentário