TOP 5: Novelas inspiradas em obras literárias


Olá, Leitores!

Há poucos dias, eu e minha mãe estávamos falando um pouco sobre os livros que foram adaptados para a televisão. Inspirada nisso, decidi fazer um TOP 5 sobre algumas telenovelas inspiradas em obras literárias.

0    01. Gabriela
Gabriela foi produzida e exibida pela Rede Globo em 2012. A emissora acertou em cheio ao escalar Walcyr Carrasco para adaptar o romance Gabriela, Cravo e Canela. O autor, já experiente em romances de época, atraiu vários telespectadores e foi mais fiel a obra do que quem a adaptou em 1975.


   02. Sinhá Moça
     Sinhá Moça, também produzida pela Rede Globo e exibida em 2006, foi uma adaptação da obra literária de Maria Dezonne. No enredo busca-se representar o contexto que vivia o Brasil principalmente em 1887, um ano antes da abolição oficial da escravidão no país.


    03. O Cravo e a Rosa
      Inspirada na peça “A Megera Indomada” de William Shaskepeare e na novela “O Machão” de Ivani Ribeiro, “O Cravo e a Rosa” marcou a estréia de Walcyr Carrasco na Globo. “O Cravo e a Roça” foi uma comédia realista e é considerada uma das melhores novelas que a Globo já exibiu.


     04. Tieta
       Tieta foi ao ar em 1989. Escrita por Aguinaldo da Silva, a telenovela foi baseada no original de Jorge Amado, de 1977. Na obra televisiva existem vários detalhes que não estão no livro, mas que fizeram enriquecer a trama. Segundo Ricardo Linhares, o livro não tinha história suficiente para gravar uma novela, então ele e Aguinaldo tiveram que acrescentar algumas coisas. O próprio Aguinaldo afirma que “Tieta” é a sua melhor novela. Especula-se que a Globo fará um remake da trama em 2016.

Não encontrei uma foto boa da novela. então peguei uma da adaptação para o cinema, exibida esse ano (2013)
0      05.  Meu Pé de Laranja Lima
       A obra de José Mauro de Vasconcelos, por seu grande sucesso, foi adaptada para várias emissoras televisivas, foram estas: A tupi, em 1970; a Band, em 1980 e reexibida pela Fox Live, em 2006. O livro também teve sua adaptação para o cinema, a primeira em 1970 e a segunda nesse ano (2013). O livro é maravilhoso, tem até resenha dele aqui no blog.

Vocês assistiram à alguma dessas novelas? Comentem!

0 comentários:

Postar um comentário