[Resenha] A Probabilidade estatística do amor à primeira vista, Jennifer E. Smith

A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira VistaTítulo: A Probabilidade estatística do amor à primeira vista
Autor (a): Jennifer E. Smith
Editora: Galera Record
Páginas: 224
ISBN:  9788501095442
Classificação: 
Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.
Quatro minutos. Foi esse o tempo que mudou a vida de Hadley. Ela tem 17 anos, não aceitou muito bem o fato dos pais terem se separado e agora está prestes a embarcar para Londres para ser madrinha do segundo casamento do homem que a abandonou e que ela costumava chamar de pai.

Visando passar o menos tempo possível nessa atmosfera de casamento, ela marcou suas passagens de modo que chegasse na manhã do evento, mas o inesperado acontece e Hadley, por culpa de meros quatro minutos de atraso, perde o vôo e só vai poder embarcar horas mais tarde. Como se não bastasse seu medo de lugares fechados, Hadley ainda corre o risco de chegar atrasada à cerimônia.

Enquanto espera, ela conhece Oliver, um garoto britânico muito fofo, inteligente, engraçado e gentil, que resolve ajudá-la com a bagagem e, coincidentemente, está esperando o mesmo vôo e irá sentar ao lado dela. Sentados um ao lado do outro, eles passam boa parte da viagem conversando, contando seus problemas e relembrando fatos aleatórios da vida.
É isso que se faz em aviões. Você divide um apoio de braço com alguém por algumas horas, troca histórias sobre a sua vida, conta uma coisa ou outra, talvez uma piada. Comenta sobre o tempo e sobre a comida, que esta ruim. Escuta o outro roncando. E, depois, diz adeus.
O livro traz um romance daqueles bem fofos e sutis e que, apesar de se passar em 24 horas, levanta assuntos bem delicados como separação dos pais e o relacionamento entre pais e filhos, temas dos quais se tornaram o outro foco da narrativa.

A narrativa, apesar de ser em 3° pessoa, tem seu foco em Hadley e não altera seus pontos de vista entre os personagens. Um recurso legal que a autora utilizou foram os flashbacks, que permitem que a gente consiga ficar um pouco mais por dentro da história de Hadley.

“A probabilidade estatística do amor à primeira vista” é uma leitura deliciosa, o típico livrosque nos faz querer economizar páginas, ler de modo mais lento para guardar na memória cada momento da narrativa. 
- Quando você chega ao final dos 52 anos – explica -, parece que foram apenas 52 minutos. – Ela inclina a cabeça para trás e engole a pílula – Da mesma maneira que quando você é jovem e está apaixonado, sete horas num avião pode parecer uma eternidade.

0 comentários:

Postar um comentário