TOP 5 - Bibliotecas que eu adoraria visitar



Olá, leitores!

No TOP 5 de hoje eu vou mostrar as 5 bibliotecas mais incríveis que eu gostaria de visitar. Para mim uma simples visita a biblioteca pode se transformar em uma verdadeira viagem no tempo e espaço. 

As bibliotecas que aqui estão listadas são ícones de arquitetura, história e literatura. Vamos conferir?!

01- Library of Congress, Estados Unidos:


A maior biblioteca do mundo fica localizada Washington, nos Estados Unidos, e possui em seu acervo a incrível marca de mais de 144 milhões de itens, em mais de 470 idiomas. É a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos e a biblioteca de pesquisa do Congresso norte-americano. A Library of Congress foi fundada em 1800. Em 2009 seu acervo foi contado e os resultados indicam a grandiosidade dos números: mais de 32 milhões de livros catalogados, mais de 63 milhões de manuscritos, três milhões de gravações de áudio, mais de cinco milhões de mapas, 16 milhões de microformas e a maior coleção de livros raros da América do Norte, incluindo uma das quatro cópias restantes da Bíblia de Gutenberg em papel velino.

02- Biblioteca Nacional do Brasil:



Biblioteca Nacional do Brasil, também conhecida como Fundação Biblioteca Nacional, foi fundada em 1810 como Real Biblioteca. Passou mais tarde a se chamar Biblioteca Imperial e Pública da Corte e, desde 1876, chama-se Biblioteca Nacional. Ela abriga o patrimônio bibliográfico e documental do Brasil e é considerada pela UNESCO a sétima maior biblioteca do mundo, sendo atualmente a maior da América Latina. Fica localizada na cidade de Rio de Janeiro e possui mais de nove milhões de itens em seu acervo.

03- Beineck Library, Universidade de Yale

 


Presenteada pela família Beinecke à Universidade de Yale, nos Estados Unidos, em 1963, a biblioteca é o maior centro de livros e manuscritos raros do mundo. Seu grande destaque é a arquitetura, que se destaca de outras bibliotecas mais tradicionais por ter um forte design moderno com linhas limpas e aparência altamente funcional. A biblioteca é iluminada pela luz artificial e exterior por meio de janelas feitas de mármore translúcido, que protegem as obras dos danos causados pela luz solar sem deixar o ambiente muito escuro ou fechado.

04- Harvard Library




Esta não é, necessariamente, a biblioteca mais linda do mundo, mas com certeza é uma das mais incríveis. A Harvard Library é o conjunto de bibliotecas mais antigo dos Estados Unidos, com seu início marcado no ano de 1638, antes mesmo que os EUA fossem considerados uma nação independente. Contém a maior coleção privada de livros do mundo e a quarta maior coleção de livros no geral, com mais de 15 milhões de obras armazenadas. O maior e mais famoso edifício dessa biblioteca é o Widener Library, que abriga mais de três milhões de volumes, incluindo cópias do primeiro livro impresso, a Bíblia de Gutenberg.

05- Radcliffe Reading Rooms, Universidade de Oxford



Faz parte da renomada Bodleian Library, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e é a segunda maior do país. Sua construção foi completada em 1749. Em1927, o edifício foi transformado em ambiente de leitura para obras da língua inglesa, história e teologia.

FONTE

E vocês? Quais as bibliotecas que adorariam visitar? Comentem!

0 comentários:

Postar um comentário