Falando um pouco sobre distopia


Depois de vampiros e anjos, a literatura distópica é a que vem ganhando espaço ente os jovens leitores. Apesar de filmes e livros desse gênero terem virado moda, muita gente não sabe o que raios é essa tal de “distopia”. Enfim, o que vem a ser distopia? Todos já devem ter ouvido falar em Utopia, que é um termo para designar uma civilização ideal, tanto no futuro quanto no presente.. Esse gênero, geralmente trata sobre controle e são alegorias à nossa sociedade. As obras antiutopia sempre trazem um questionamento sobre nossos valores sociais e políticos, mesmo que eles sejam refletidos numa sociedade completamente diferente da que vivemos.

Apesar de várias distopias se passarem num futuro repleto de tecnologia, nem todas as distopias são ficção-cientifica e nem todos os livros que se passam no futuro são distopias. Confuso, não é? Mas faz sentido. Outra característica do gênero é que são pessimistas e geralmente há uma figura política dominante que controla toda a sociedade.

Gosto muito de livros do gênero, pois sempre nos tiram do “lugar comum”, da “mesmice” e nos faz pensar sobre a nossa sociedade e ter um olhar crítico sobre o mesmo. Apesar de ser adepta da teoria de que todos os livros nos ensinam alguma coisa, acho que com as distopias o nosso pensamento e senso crítico  são mais estimulados – mas não é o único gênero que trabalha isso, claro!

Confiram algumas obras distópicas:

 

Vocês já leram algum livro distópico? Comentem!

0 comentários:

Postar um comentário