[Resenha] Mau Começo, de Lemony Snicket

Desventuras em Série: Mau ComeçoTítulo: Mau Começo
Série: Desventuras em Série
Autor (a): Lemony Snicket
Editora: Cia. Das Letras
Páginas: 152
ISBN:  9788535900941
Classificação:  
Comprar: aqui

Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".
--- 

Mau Começo conta o início da trágica trajetória dos três irmãos Baudelaire: Violet, uma exímia inventora e irmã mais velha; Klaus, um menino de aproximadamente 12 anos que adora ler e nunca se esquece de algo que aprende com os livros; e Sunny, a bebezinha da família, cuja a melhor habilidade é morder coisas – qualquer coisa mesmo; garfos, plásticos, ossos, madeira, etc.

Após a morte dos pais em um incêndio, os órfãos viram o começo de um grande infortúnio. Como Violet ainda não assumiu a maioridade e por isso não tem acesso a herança, a solução acaba sendo morar com o parente mais próximo. O primeiro destino é a casa sombria e macabra do perverso Conde Olaf. Além do Conde estar explorando as crianças, está apenas interessado na grande fortuna. Perfeito vilão, Olaf combina atitudes pérfidas e revoltantes para pôr as mãos na fortuna dos Baudelaire, através de armadilhas e planos perversos com seus companheiros de teatro.

Gênio da comédia dramática, Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) nos apresenta uma história incrível, sendo um dos mais desenvolvidos personagens dentro de uma trama, em que o autor participa dela, daqueles que ficam o tempo todo se intrometendo na história.

A narrativa é com certeza um fator decisivo no sucesso dessa série. Com humor negro, vocabulário incrível e um narrador-personagem misterioso, “Mau Começo” é fascinante e nem um pouco clichê. De forma completamente envolvente, a combinação inusitada dos gêneros drama, tragédia, comédia no último grau de mistério fez dessa série algo único e surpreendente, um verdadeiro clássico para todas as idades.

O livro apresenta uma ótima diagramação, além de algumas figuras, tornando-se assim um ótimo começo para o início de uma série de sucesso - com 13 livros e uma adaptação para o cinema.

0 comentários:

Postar um comentário